MATRÍCULA 2023

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Atenção!

 

Se você já possui matrícula em 2022 na rede estadual garanta sua rematrícula para 2023 no período de 11/07 a 05/08.
Se você já possui matrícula em 2022 na rede estadual garanta sua rematrícula para 2023 no período de 11/07 a 05/08.

 

Se você ainda não está matriculado na rede pública em 2022 o período de inscrição é de 11/07 a 05/08 ou a partir de 05/12 durante todo ano letivo 2023.
Se você ainda não está matriculado na rede pública em 2022 o período de inscrição é de 11/07 a 05/08 ou a partir de 05/12 durante todo ano letivo 2023.

 

Se você deseja realizar uma transferência escolar o período para realizar movimentações é de 02/01/2023 a 06/01/2023 ou a partir do início do ano letivo.
Se você deseja realizar uma transferência escolar o período para realizar movimentações é de 02/01/2023 a 06/01/2023 ou a partir do início do ano letivo.

 

Obs. O responsável ou Aluno maior de idade, que não efetivar a rematrícula obrigatória dentro do prazo, será considerado fora da rede. Podendo perder sua vaga na unidade escolar, devendo fazer inscrição na época oportuna, sendo redirecionado (mediante compatibilização automática), para qualquer outra escola da rede pública de ensino.


Como fazer?

 

Rematrícula – Somente para estudantes já matriculados na Rede Estadual dentro do estado de SP

 

Quem já tem cadastro do responsável

Você, responsável que já tem cadastro na Secretaria Escolar Digital, pode realizar a atualização de seus dados cadastrais, do estudante e a efetivação da REMATRÍCULA nos canais:

Plataforma SED

App Minha Escola SP

App Minha Escola SP

 

Quem ainda não tem cadastro do responsável

Você que ainda não tem cadastro como responsável na Secretaria Escolar Digital, deverá ir até a escola estadual e solicitar na secretaria o cadastramento como responsável e efetivar a rematrícula.

Compareça diretamente na escola e apresente a ficha cadastral do responsável, e-mail, telefones, comprovante de endereço, RG, certidão de nascimento do estudante e cópia da carteira de vacinação (ou declaração emitida pela unidade básica de saúde, atestando a regularidade da vacinação do aluno) – De acordo com a Lei Nº 17.252/2020 (a falta da carteirinha não impossibilitará a matricula, porém deverá ser regularizada no máximo em 60 (sessenta) dias, pelo responsável).

Com a atualização cadastral você terá acesso aos aplicativos e poderá acompanhar informações como: carteirinha escolar digital, consulta cardápio do dia, calendário escolar, notas e faltas, boletim escolar bimestral e outras comunicações entre a escola e você.

O resultado de todas as matrículas, estarão disponíveis para consulta pública a partir do dia 07/11 na SED ou através do app “Minha Escola SP”

 

* Para estudantes matriculados em escola particular ou aqueles que não estejam estudando em 2022

Compareça diretamente em qualquer escola pública e apresente a ficha cadastral do responsável, e-mail, telefones, comprovante de endereço, RG ou certidão de nascimento do estudante e cópia da carteira de vacinação (nos termos da Lei Nº 17.252/2020) ou realize a pré-inscrição Online clique aqui


Se você ainda não está matriculado na rede pública o período de inscrição é de: 11/07 a 05/08 ou a partir de 05/12 durante todo ano letivo 2023.
Você pode realizar a matricula de duas formas:Inscrição PresencialInscrição On-line
Dúvidas? Veja aqui FAQ da Inscrição

Se você ainda não está matriculado na rede pública o período de inscrição é de: 11/07 a 05/08 ou a partir de 05/12 durante todo ano letivo 2023.
Você pode realizar a matricula de duas formas:Inscrição PresencialInscrição On-line
Dúvidas? Veja aqui FAQ da Inscrição

 

Transferência Escolar

 

Período de Inscrição: de 02/01/2023 a 06/01/2023 e a partir do início das aulas, no decorrer de todo ano 2023.

Inscrição de Movimentação de matrículas ativas, de alunos interessados (com ou sem alteração de endereço) que estejam dentro da rede pública de ensino em todo Estado de SP.

Os pais/responsáveis legais ou aluno maior de 18 anos, deverão registrar o pedido de Movimentação da transferência da matrícula, de forma:


ON-LINE:
(somente alunos que possuem responsável cadastrado na ficha do aluno):
Diretamente na plataforma SED, através do perfil do Responsável.

Obs. Alunos que desejam sair da rede municipal ou que desejam vaga para rede municipal (EMEIEF), não tem esta opção de liberada na SED, devendo comparecer presencialmente na escola pública.


PRESENCIAL:
diretamente na escola pública (Estadual/Municipal):
Formalizar a solicitação da transferência (por mudança de endereço) ou intenção de transferência (escola pretendida);

Caberá à escola, obrigatoriamente, proceder à entrega, ao estudante/candidato ou a seus responsáveis, do comprovante de inscrição, por Transferência e por Intenção de Transferência da matrícula, por meio de correspondência digital.


Veja abaixo como proceder:

 

Quem já tem cadastro do responsável


Você, responsável que já tem cadastro na SED – Secretária Escolar Digital (realizado pela unidade escolar da rede pública, em que o aluno encontrava-se matriculado), pode realizar a inscrição de movimentação On-line na plataforma SED:

Tutorial – Inscrição Transferência Escolar On-line, clique aqui

 

Quem ainda não tem cadastro do responsável


Os pais/responsáveis legais ou aluno maior de 18 anos, podem realizar a inscrição de Deslocamento/Transferência Escolar presencialmente em escola pública de interesse (Estadual/Municipal), formalizando a solicitação da transferência (por mudança de endereço) ou intenção de transferência (escola pretendida);

Compareça diretamente na escola pública e apresente a ficha cadastral do responsável (clique aqui), e-mail, telefones, comprovante de endereço, RG, certidão de nascimento do estudante e cópia da carteira de vacinação (ou declaração emitida pela unidade básica de saúde, atestando a regularidade da vacinação do aluno) – De acordo com a Lei Nº 17.252/2020 (a falta da carteirinha não impossibilitará a matricula, porém deverá ser regularizada no máximo em 60 (sessenta) dias, pelo responsável).

 


Inscrição de Intenção de Transferência
Motivo: Interesse do Aluno
 
O Aluno deve permanecer frequentando a escola de origem, aguardando a disponibilidade automática de vagas na escola desejada no decorrer do ano letivo de 2023.(clique aqui)

Inscrição de Transferência
Motivo: Mudança de Endereço
Encaminhado automaticamente para qualquer escola pública onde houver disponibilidade de vagas, com base no endereço residencial, na área de abrangência regional.(clique aqui)

Inscrição de Intenção de Transferência
Motivo: Interesse do Aluno
 
O Aluno deve permanecer frequentando a escola de origem, aguardando a disponibilidade automática de vagas na escola desejada no decorrer do ano letivo de 2023.(clique aqui)

Inscrição de Transferência
Motivo: Mudança de Endereço
Encaminhado automaticamente para qualquer escola pública onde houver disponibilidade de vagas, com base no endereço residencial, na área de abrangência regional.(clique aqui)

 

Aluno que apresentar 15 dias de faltas consecutivas sem justificativas (por escrito) na escola de origem, ficará a partir de 16ºdia evadido com abandono de estudos e qualquer inscrição pendente, será excluída automaticamente do sistema, sendo necessário realizar “Inscrição Fora da Rede Pública”.

Fiz Inscrição de Intenção de Transferência (Motivo: interesse do aluno), e foi atendido no decorrer do ano letivo, mas me arrependi, o que fazer?

O responsável ou o próprio estudante (se maior de 18 anos), quando realiza a inscrição por Intenção de Transferência na escola desejada, manifesta o interesse de transferência no decorrer do ano letivo para o sistema SED, que poderá ser atendido a qualquer momento, mediante a disponibilidade de vagas.

Após atendimento da vaga (por meio da compatibilização automática), o sistema único no Estado de SP, não permite a “exclusão da transferência” independente dos motivos pessoais/familiares apresentados, pois houve a manifestação do interessado em ser transferido para outra escola. Caso ocorra, deve-se realizar uma nova Inscrição de Intenção de Transferência (Motivo: interesse do aluno) na escola desejada para retorno, e aguardar a disponibilidade de vaga no decorrer do ano letivo.

Lembre-se: Em caso de desistência em transferir-se para outra unidade escolar, deve-se solicitar a exclusão da inscrição, na Secretaria da escola desejada, ANTES da compatibilização automática. O Pai/Responsável, não pode alegar desconhecimento, visto que as orientações estão expostas em todas as escolas da rede pública.

 

Como solicitar a troca de horário/período?

Ressalta-se que nos termos das legislações vigentes, o Poder Público Estadual na sua obrigação e competência assegura uma vaga na rede pública, mas não há nenhum amparo legal na escolha ou garantia de período de ensino.

Sendo assim, o responsável ou o próprio estudante (se maior de 18 anos), deve entrar em contato com a Secretaria da Unidade Escolar em que encontra-se matriculado e verificar a possibilidade da troca de horário/período (Ex: do período da tarde para o período da manhã) diretamente na própria escola. Somente o gestor escolar, possui autonomia na realização da troca de horário, mediante “troca casada com outro aluno” desde que possua vaga disponível no horário desejado.

Caso não tenha vaga disponível no horário desejado, e o interessado não deseja aguardar, poderá pleitear a transferência para outra escola, através da Inscrição de Intenção de Transferência (Motivo: interesse do aluno)

 

Dúvidas Frequentes

 

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Portal para acompanhamento da Matrícula/Transferência do aluno com nº RA (registro do aluno)

 

CLIQUE AQUI

 

 

Consulta do nº RA (Registro do Aluno) ou entre em contato com sua Unidade Escolar

 

CLIQUE AQUI

 

 

Materiais de Apoio

 

 Carteirinha Escolar Digital

 

Tutorial – Rematrícula App Minha Escola SP (Responsável)

 

Tutorial – Rematrícula SED (Responsável)

 

Tutorial – E-mail Institucional do Aluno

 

Escolas Estaduais 

 

 

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Período das Escolas

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Central de Atendimento

 

0800 77 00012

ou pelo:

https://atendimento.educacao.sp.gov.br