ORIENTAÇÕES E TUTORIAIS do NIT ( Solicitar Garantia e configuração de equipamentos)

NOTEBOOK SALA DE AULA ( POSITIVO ) clique aqui

DESKTOP LENOVO  clique aqui

TABLET EDUCACIONAL ( ORIENTAÇÕES E MANUAIS ) clique aqui


 

ACIONAMENTO DE GARANTIA – EQUIPAMENTOS

FORNECEDOR ITEM CONTATO DURAÇÃO DA
GARANTIA
Lenovo Desktop ou Monitor  premier_br@lenovo.com Telefone / Whatsapp: 0800 7736437 5 anos
Multilaser Notebook Básico Educacional (Ultra UL150) Clique aqui 5 anos
Positivo Notebook Sala de Aula (Master N1110) positivo.alfa@positivo.com.br – Tel.: 0800 – 6446591 5 anos
Positivo Tablet T2040B positivo.alfa@positivo.com.br – Tel.: 0800 – 6446591 1 ano
TES Plataforma de Recarga Móvel suporte@tes.com.br;  – Tel.:  0800 7077166 5 anos

TUTORIAIS DE FORMATAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

Caso ocorra algum problema com o sistema operacional (Windows), uma maneira para correção é a formatação do equipamento. As imagens do Windows devem ser obtidas pela escola com o NIT na Diretoria de Ensino (entre em contato para agendar). A escola deverá trazer um pendrive de pelo menos 16GB para a criação de cada imagem do Windows.

Somente Desktop Lenovo, Notebook Lenovo e Notebook Multilaser Ultra UL150 (para administrativo e pedagógico)

 

Somente Notebook Positivo Master N1110



PROBLEMAS DE ACESSO AOS E-MAILS INSTITUCIONAIS

Procedimentos em caso de problemas de acesso nos e-mails da 

Microsoft (@educacao, @professor e @aluno) ou do Google (@servidor, @prof e @al):

1º Passo: Em caso de erro ao tentar acessar o e-mail institucional, deverá alterar a senha da SED (Secretaria Escolar Digital) pois as senhas dos e-mails são vinculadas diretamente com a senha na SED e, ao realizar este procedimento, caso o e-mail esteja desativado ou bloqueado, este procedimento poderá resolver.

2º Passo: Caso o passo anterior não tenha resolvido, será necessário encaminhar ao e-mail do NIT demirnit@educacao.sp.gov.br os seguintes dados para realizarmos abertura de ocorrência no Portal de Atendimento da SED:

● Informar que já tentou alterar a senha da SED, porém o problema persistiu;

● Nome completo;

● RG;

● CPF;

● Endereço do e-mail Institucional;

● Prints da telas de erros de login aos e-mails.

 

TUTORIAL DE ACESSO ÀS REDES WI-FI DISPONIBILIZADAS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (SEDUC-ADM, SEDUC-PED e SEDUC-TV)

 


 

DOCUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE REDE WIFI NA REDE ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (Roteadores Particulares)

Caso a escola queira fazer a instalação de roteadores particulares ENQUANTO não há a instalação dos Access Points oficiais da SEDUC, deverá seguir o manual de instalação e configuração. Importante! Assim que for realizada a instalação dos Access Points oficiais da SEDUC, os roteadores particulares deverão ser desligados e desativados para não causar conflito na rede.

Para configuração do roteador, seguir os itens 6.2 e 6.3.

 


 

CHIPS PARA ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (rede estadual)

 

PROCEDIMENTOS E DÚVIDAS FREQUENTES

Chips de Alunos

Forma de entrega: Com a Resolução SEDUC 34 de 09-05-2022, o aluno não mais faz demonstração de interesse na SED, ao invés disso, a escola deve fazer ampla divulgação aos interessados nos chips e o aluno pode solicitar o chip à escola. Caso o aluno tenha interesse, a escola deverá adicionar o aluno no público-alvo na SED e, no momento da entrega, vincular o chip na SED de acordo com o ICCID (Conforme Tutorial Chip – Aluno abaixo);

Termo de Responsabilidade: Antes da entrega e vinculação do chip do aluno na SED, o aluno deverá entregar o Termo de Responsabilidade assinado pelo responsável ou pelo próprio aluno caso seja maior de 18 anos (documento Termo de Responsabilidade – Retirada Chips abaixo, a escola poderá modificar se achar necessário – recomendamos acrescentar o ICCID do chip no termo para facilitar o rastreio em caso de problemas);

Disponibilidade dos chips: Caso a escola não possua chips suficientes para a distribuição, a escola poderá solicitar ao NIT, via e-mail, a quantidade de chips necessários, considerando os já existentes na escola;

Plano do chip de aluno: Os chips de alunos possuem 3GB de dados por mês e não possuem plano para ligações ou SMS;

Restrições: Com a Resolução SEDUC 34, as restrições de alunos foram reduzidas, somente devendo o aluno ter 75% de frequência e observar a ordem de prioridade de entrega. Os alunos de diversos tipos de ensino poderão solicitar chip, incluindo PEI e EJA.

 

Chips de Profissionais da Educação

Forma de entrega: A forma de entrega para professores e servidores da educação continua a anterior. O profissional deve fazer a demonstração de interesse na SED e a escola deverá acompanhar rotineiramente as as solicitações. Quando houver solicitação, deverá ser entregue e assinado o Termo de Responsabilidade e, no momento da entrega do chip, realizado o vínculo do chip na SED. Recomendamos que acrescente o ICCID do chip no Termo de Responsabilidade para facilitar o rastreio em caso de problemas. Os chips NÃO serão entregues automaticamente aos profissionais, devendo a escola acompanhar as solicitações;

Disponibilidade dos chips: Caso a escola não possua chips suficientes para a distribuição, a escola poderá solicitar ao NIT, via e-mail, a quantidade de chips necessários, considerando os já existentes na escola;

Plano do chip de profissional: Os chips de profissionais possuem 5GB de dados, 200 minutos de ligação, 200 SMS e WhatsApp ilimitado mensalmente.

 

PROBLEMAS COM CHIPS

Caso o aluno ou professor verifique que o chip está bloqueado, estes deverão informar a escola e esta deverá preencher a planilha a baixo e encaminhar ao e-mail do NIT.

Após o envio da planilha, há um prazo médio de 48h úteis para desbloqueio dos chips. É solicitado que reinicie o aparelho celular após este período para voltar o sinal.

Planilha de solicitação de desbloqueio de chips

Solicitação de Desbloqueio/reprocessamento de Chips E reativação de chips que não funcionam Ligação/Internet