EDITAL PROATEC – PROJETO DE APOIO A TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2023

 

EDITAL PROATEC – PROJETO DE APOIO A TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A Dirigente da Diretoria Regional de Ensino Região de Miracatu, com fundamento na Resolução SEDUC 07/2021, alterada pelas Resoluções SEDUC 43 e 49/2021, e torna público o processo para seleção de docente para a função de Professor de Apoio a Tecnologia e Inovação (PROATEC) nas Unidades Escolares da rede estadual de ensino dispostas na relação de vagas, conforme destacado no presente Edital.

 

I –  Das Atribuições:

São atribuições do Professor que atuará no Projeto de Apoio a Tecnologia e Inovação:

apoiar todos os estudantes e profissionais da unidade escolar a baixar, fazer login e navegar nos aplicativos do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP);

orientar todos os estudantes e profissionais da unidade escolar quanto ao uso e manuseio de equipamentos tecnológicos disponíveis, tais como notebooks, desktops, televisores, webcams, microfones, estabilizadores, tablets etc;

apoiar a gestão escolar na pesquisa, escolha e compra de equipamentos tecnológicos e recursos digitais, observando as especificações e necessidades da unidade escolar;

dar suporte para toda equipe escolar navegar e utilizar de forma adequada o Diário de Classe Digital;

formar estudantes protagonistas, tais como gremistas, acolhedores e líderes de turma, para que possam apoiar demais alunos no uso e manuseio do CMSP, além de outros recursos e equipamentos digitais;

apoiar todos os estudantes e profissionais da unidade escolar a navegar e utilizar de forma adequada a Secretaria Escolar Digital (SED);

identificar necessidades de manutenção de equipamentos na unidade escolar e encaminhá-las para planejamento junto às Associações de Pais e Mestres – APM e realização por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista;

formar e orientar toda a equipe escolar para uso dos equipamentos de forma a garantir um trabalho baseado no ensino híbrido na unidade escolar.

 

II –  Dos requisitos:

Ser docente vinculado à rede estadual de ensino;

Ser portador de diploma de licenciatura plena, de Bacharel ou de Tecnólogo de nível superior;

Ter no mínimo 1 aula atribuída

Ter conhecimentos de informática básica e facilidade com manuseios de equipamentos tecnológicos

 

III – Das Vagas:

A relação de vagas com apontamento de cargas horárias do Projeto de Apoio a Tecnologia e Inovação das Unidades é apresentada a seguir:

Município Escola VAGAS
Iguape Escola Estadual Bairro Jairê
Iguape Escola Estadual Bairro Pé da Serra 1
Iguape Escola Estadual Clodonil Cardoso
Iguape Escola Estadual Professora Dinorá Rocha
Iguape Escola Estadual Professora Elvira Silva
Iguape Escola Estadual Coronel Jeremias Júnior
Iguape Escola Estadual Prefeito Jofre Manoel
Iguape Escola Estadual José Muniz Teixeira
Iguape Escola Estadual Sebastiana Muniz Paiva
Iguape Escola Estadual Professor Veiga Junior
Ilha Comprida Escola Estadual Professora Judith Sant’Anna Diegues
Itariri Escola Estadual Bairro Nova Itariri
Itariri Escola Estadual Engenheiro Clay Presgrave Do Amaral
Itariri Escola Estadual de Itariri
Itariri Escola Estadual de Raposo Tavares
Juquiá Escola Estadual Professora Alice Rodrigues Motta
Juquiá Escola Estadual João Adorno Vassão
Juquiá Escola Estadual Senador José Ermírio de Moraes
Juquiá Escola Estadual Professor Oswaldo Florêncio
Juquiá Escola Estadual Ushisuke Miadaira
Miracatu Escola Estadual Professor Armando Gonçalves
Miracatu Escola Estadual Bairro do Engano
Miracatu Escola Estadual de Biguá
Miracatu Escola Estadual Poeta Domingos Bauer Leite
Miracatu Escola Estadual Professora Maria José Morais de Carvalho
Miracatu Escola Estadual de Pedro Barros
Miracatu Escola Estadual Santa Rita de Cássia
Miracatu Escola Estadual Professor Sylas Baltazar de Araújo
Pedro de Toledo Escola Estadual Otaviano Soares Albuquerque
Pedro de Toledo Escola Estadual de Três Barras

 

IV – Procedimentos para a seleção:  

 

 A seleção será realizada pela Direção da escola;

Análise do currículo acadêmico e perfil profissional do candidato;

Análise e apresentação do Plano de Trabalho. Orienta-se que os candidatos entrem em contato telefônico com a Direção da U.E. para inteirar-se das referidas necessidades;

Realização de entrevista individual por meio de plataforma digital ou por outro meio informado pela Direção da Unidade Escolar ao candidato.

 

V– Da Carga Horária:

   A carga horária a ser cumprida pelo Professor no Projeto de Apoio a Tecnologia e Inovação será de 20 (vinte) horas semanais, distribuídas por todos os dias da semana em turno à combinar com a direção, na seguinte conformidade:

  1. a) Carga horária de 20 (vinte) horas semanais:

 – 16 (dezesseis) aulas, de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, para as ações destinadas às orientações dos estudantes e professores e outras atividades do projeto;

 – 3 (três) aulas, de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, a serem cumpridas em reuniões de planejamento e avaliação agendadas pela Equipe Gestora; – 7 (sete) aulas, de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, a serem realizadas na Unidade Escolar, destinadas para estudos, planejamento e demais atribuições inerentes à função a qual foi designado.

 

VI – Critérios para seleção:

Nos critérios de seleção estabelecidos, observar-se-á:

a análise do currículo acadêmico e da experiência profissional do candidato

a compatibilização do perfil e da qualificação profissional do candidato com a natureza das atribuições relativas ao posto de trabalho a ser ocupado;

a disponibilidade de tempo do candidato para cumprir o horário e também para investir em sua qualificação profissional e atender às atividades de formação continuada propostas pela Diretoria de Ensino e pelos órgãos centrais da Pasta

a disponibilidade de fazer os atendimentos de forma presencial

VII –  Do cronograma:

 A entrega do Plano de Trabalho  deverá ocorrer no período de 22/03/2023 a 07/04/2023 ,   nas Unidade Escolares de interesse do candidato no horário das 7h às 17h.

VIII- Das entrevistas

As entrevistas ocorrerão conforme disponibilidade – candidato/escola – em dias e horários previamente agendados pela direção da Unidade Escolar.

IX– Observações importantes:

Docente readaptado: a atribuição somente poderá ocorrer desde que as atribuições do projeto sejam compatíveis com o Rol de atividades da Súmula de Readaptação;

Docente contratado nos termos da Lei Complementar 1.093, de 16/07/2009: poderá atuar no projeto, com a atribuição de 20 horas, desde que possua 1 aula regular atribuída;

O docente selecionado para atuar como PROATEC deverá exercer as atribuições específicas do Projeto presencialmente na Unidade Escolar.

O Professor em atuação no Projeto de Apoio a Tecnologia e Inovação deverá usufruir férias na conformidade do estabelecido no calendário escolar.

O Professor do projeto, quando atuar no período compreendido entre 19 (dezenove) e 23 (vinte e três) horas, fará jus ao percebimento da Gratificação por Trabalho no Curso Noturno – GTCN, de que tratam os artigos 83 a 88 da Lei Complementar 444/85, correspondente às horas trabalhadas.

O Professor do projeto, quando atuar em escola do Programa Ensino Integral (PEI), NÃO fará jus ao percebimento da Gratificação de Dedicação Plena e Integral – GDPI, de que trata a Lei Complementar 1.164 de 04-01- 2012, alterada pela Lei Complementar 1.191, de 28-12-2012.